segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Hitória da Eslováquia

Da Idade Média ao século XX, o destino da Nação eslovaca esteve indissociavelmente ligado ao reino da Hungria. As aspirações nacionais do povo eslovaco ganharam forma com a independência da Republica Eslovaca em 1993.
No século VII os eslovacos expulsam os Celtas que habitavam o espaço do seu actual território mas no século IX a Eslováquia passa a fazer parte da Grande Morávia, que inclui áreas que pertencem actualmente à Polónia, Hungria e República Checa. O Império Morávio desfez-se no século X e os eslovacos são subjugados pelos húngaros.
Em 1536, são integrados no Império Romano-Germânico, governado pelos Habsburgos, que se transforma posteriormente no Império Austro-Húngaro. A derrota do Império Austro-Húngaro na Primeira Guerra Mundial possibilitou a declaração de independência dos eslavos e checos, que se unem em 1918 para formar a Checoslováquia.
Em 1938, quando o acordo de Munique cede à Alemanha as áreas da Checoslováquia de população alemã (os Sudetas), os nacionalistas eslovacos proclamam um Governo autónomo, com sede em Bratislava.
Em 1939, a Alemanha invade as regiões checas. A Eslováquia forma então um país separado, sob a tutela alemã e com um regime pró-nazi. Com a derrota nazista da II Guerra Mundia, os eslovacos concordam então em recriar a Checoslováquia com base na absoluta igualdade entre os dois povos.
No dia 1 de Janeiro de 1993, é criada a República da Eslováquia, independente pela primeira vez havia treze séculos. Economicamente, as coisas foram mais duras para a Eslováquia, país com menos recursos. A República Checa e a Eslováquia assinaram acordos que estabelecem uma união aduaneira, bem como uma total liberdade de circulação de capitais e bens.
A Eslováquia ocupa uma superfície de 49.036 km2 e tem uma população de 5.380.000 habitantes. A capital é Bratislava. A língua oficial é eslovaco e a moeda é a coroa eslovaca, pelo menos até à integração plena no Euro.
O país é montanhoso e as estâncias de Inverno nas Montanhas Ore e Carpathian estão a crescer em popularidade. Além do turismo, também a agricultura e a industria são actividades essenciais. O Rio Danúbio é um factor fundamental na sua passagem pela capital Bratislava.
ATENÇÃO: ouvi dizer que a comida não é grande coisa mas que o vinho é bom, apesar da cerveja e da vodka serem as principais bebidas. Outra coisa, a água é uma bebida muito cara mas isso pouco importa.